Antes de tudo, vamos pensar em uma marca. O que nos vêm em mente? Certamente não apenas um nome ou slogan, mas muitas relações, até mesmo subjetivas, como sensações, ideias. O Branding é sobre isso. Siga a leitura e vamos explicar melhor o que é Branding: e por que você deveria aplicar a sua marca.
Afinal, o que é branding?
O conceito de branding vem do termo em inglês brand (marca) e significa Gestão da Marca. É um conjunto de estratégias e ações planejadas que tem como objetivo criar a identidade de uma marca, de modo que ela seja forte conquiste um lugar de destaque, tanto no mercado, como no coração e na mente dos consumidores.
O Branding envolve planejamento, estruturação e gestão da marca, desde o seu posicionamento no mercado, até a identidade visual, cores, slogans, tipografia, logotipo, tudo o que irá construir a imagem da marca na mente do consumidor e que serão os fatores decisivos no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Desta forma, o Branding envolve ações com resultados duradouros, garantindo que a sua marca cresça de forma inteligente e sustentável.
Vamos então entender melhor o que é uma marca.
Marca, muito além de um logotipo
Uma marca não é apenas um nome ou logotipo, vai muito além disso. Seth Goding, autor estadunidense e uma das maiores referências mundiais em marketing, define marca como:
“um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro”.
Voltemos então, ao primeiro exercício. Vamos pensar em uma marca. Pensemos agora na Harley Davidson, na Apple, ou na Coca-cola. Não é apenas sobre motocicletas, produtos eletrônicos ou sobre refrigerantes que estamos pensando.
Certamente um conjunto de ideias e sensações vieram a nossa mente quando pensamos nessas três marcas. O que estas marcas oferecem ultrapassa o limite dos produtos, são propósitos, estilos de vida. Você deseja um life style Harley, um status Iphone, ou a felicidade de uma Coca-Cola bem gelada.
Como utilizar o branding em sua empresa?
Até agora citamos como exemplo o nome de grandes marcas internacionais, o que pode parecer que o branding é uma estratégia muito distante da realidade de sua empresa. Mas não é verdade.
Todos podem desenvolver um trabalho de branding em sua empresa. Aliás, isso é fundamental para fortalecer a imagem de sua marca no mercado, seja ela uma empresa com uma história já consolidada ou uma marca que está sendo lançada agora no mercado.
Vamos agora falar sobre os pilares do branding e como você pode trabalhá-los em sua empresa:
1 – Propósito
Qual é o propósito de sua marca? O que a torna única? Qual é a estrela que norteia seu negócio? O propósito de sua empresa é sobre o que ela faz e não sobre o que ela diz.
2 – Promessa
Agora sim, a promessa de uma marca é a mensagem que ela fala ao seu público. Ao pensar na promessa de sua empresa, você deve prestar atenção em três pontos:
- Ela deve transmitir um benefício atraente;
- Sua promessa deve ser autêntica;
- Ela deve ser mantida. Jamais prometa ao seu público algo que não poderá ser cumprido!
3 – Atributos
Os atributos de uma marca são as suas características, são valores inegociáveis que ditam todos os seus passos. Para saber quais os atributos de sua marca, você pode se fazer a pergunta: Como as pessoas enxergam a minha marca?
4 – Seu Posicionamento
O posicionamento é o lugar que você quer que a sua marca ocupe na mente dos seus consumidores. Para definir o posicionamento de sua empresa, você precisa antes entender o mercado, as necessidades e desejos do seu público e, a partir disso, entender qual o papel de sua marca nesse cenário.
Por último, e não menos importante, vamos falar agora sobre a identidade da marca e como ela pode impactar na experiência dos seus clientes.
Identidade de marca
Ter uma identidade de marca forte é fundamental para que ela seja reconhecida no mercado. O que a sua marca diz para o público? Quais valores, conceitos e emoções ela transmite?
A identidade visual de uma marca geralmente é composta pelos seguintes elementos:
- Cores – as cores não são apenas um elemento estético. Elas são capazes de transmitir ideias e sentimentos. A psicologia das cores estuda a forma com que o nosso cérebro identifica as cores e as transforma em sensações. Por isso é fundamental estudar o efeito que a escolha de uma cor pode gerar em sua marca.
- Ícones e símbolos – São elementos importantíssimos na construção da identidade de sua marca e caracterizam o posicionamento de mercado. Os logotipos e os ícones (como a maçã da Apple) são exemplos de símbolos que servem para identificar a sua marca.
- Tipografia – Assim como as cores, as tipografias não são fatores apenas estéticos, cada fonte passa um tipo de mensagem, por isso é muito importante estuda-las na hora de escolher.
- Slogans – Os Slogans são frases curtas, de fácil memorização, utilizadas para representar uma marca. Ao ouvir “Todo mundo usa”, você imediatamente lembrará de uma marca, não é mesmo?
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