O marketing digital vem sendo uma solução e oportunidade para alavancar pequenas empresas e as ajudarem a conquistar uma boa imagem no mercado e aumentando sua visibilidade, sem grandes investimentos.
Em tempos de crise como os que estamos enfrentando na atualidade as empresas estão tendo que se desdobrar para sobreviver no mercado, principalmente as pequenas e médias empresas.
Neste contexto, é fundamental contar com uma boa comunicação. Mas será que é preciso um grande investimento em publicidade para se destacar no mercado? Não necessariamente.
Atualmente, com a internet e as tecnologias digitais tornou-se muito mais fácil para as pequenas empresas se comunicar e interagir com o seu público. Antes do advento da internet e do marketing digital, pensar em investir em propaganda nos meios tradicionais era uma realidade muito distante das pequenas empresas.
Hoje em dia, com uma boa estratégia de marketing digital, é possível alavancar o seu negócio e atingir resultados com pouco investimento. Pensando nisso, listamos aqui os 7 motivos para utilizar o marketing digital em pequenas empresas:
1 – Melhor relação custo benefício
Alavancar a sua empresa utilizando estratégias de marketing digital é muito mais econômico do que investir em publicidade nas mídias tradicionais. Com o marketing digital você pode direcionar os seus anúncios para um público específico, modificá-los e otimizá-los a qualquer momento sem pagar mais por isso. Desta forma a sua empresa aproveita melhor o investimento em marketing e não gasta mais do que o necessário.
2 – Alto poder de viralização com o Marketing Digital
A capacidade de viralização, ou seja, o compartilhamento espontâneo por parte do público nas redes sociais, é uma característica dos conteúdos digitais. Uma boa estratégia de marketing digital, com conteúdos relevantes e de qualidade, com os quais o consumidor se identifique, têm alto potencial de viralização.
Quando o consumidor se identifica com o conteúdo de sua empresa ele tem tendência a realizar engajamento, seja por meio de curtidas ou do compartilhamento nas redes. Desta forma a sua marca ganha mais visibilidade, sem que você tenha que investir mais por isso.
3 – Possibilidade de atingir o público certo
O marketing digital permite que você realize uma segmentação de público-alvo muito mais detalhista e assertiva. Diferentemente da televisão, por exemplo, na qual você paga por um comercial, em determinado horário e canal, independente de quem vai assisti-lo, com o Marketing digital você pode segmentar as campanhas de sua empresa para atingir apenas o seu público ideal (filtrando por idade, gênero, localização, idioma, hábitos e comportamento na internet, entre outros), desta forma você não gasta os recursos de sua campanha com quem não é o seu público-alvo.
4 – Maior poder interatividade com o consumidor
As mídias digitais permitem mais interatividade e engajamento do que as mídias tradicionais. Por meio das redes sociais a sua empresa pode se comunicar diretamente com o público, de forma mais interativa, permitindo o engajamento do público com sua marca. Através de curtidas, comentários e compartilhamento dos posts é possível saber a opinião do consumidor sobre o seu produto ou serviço, criando também, um relacionamento mais próximo duradouro com os seus clientes.
5 – Adaptabilidade a dispositivos móveis
Um grande diferencial do marketing digital é a possibilidade de atender aos consumidores nos dispositivos móveis. Segundo pesquisa da EBC, o Brasil é o 5º país no ranking de uso diário de celulares no mundo e, em 2018, os brasileiros passaram mais de 3 horas por dia utilizando o celular.
6 – Alcança as pessoas onde elas estão
O Brasil é o país mais presente nas redes sociais da América Latina. De acordo com pesquisa da Comscore, 88% dos brasileiros acessam YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Pinterest e Linkedin e grande parte desses acessos é feito através de celulares. A forte presença dos brasileiros nas redes sociais é uma grande oportunidade para as empresas que investem em marketing digital.
7 – Possibilidade de mensurar resultados
Como saber se a sua estratégia em marketing digital está funcionando? A possibilidade de medir os resultados de sua campanha de forma mais precisa, analisar métricas e dados, são, sem dúvida, alguns dos grandes diferenciais do marketing digital. Com uma mensuração de dados mais eficaz e precisa você pode ir acompanhando o desempenho de sua campanha, modificar e melhorar tudo o que for necessário para alcançar os resultados esperados.
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Bom artigo! Da para ter uma visão geral, sobre quanto o MKT está constantemente, em nossas vidas!!
Agradecemos o comentário!